A Instituição

O INSB - Instituto de Integração Social de Barueri tem por finalidade a execução de serviços de Proteção Social Básica e/ou Especial, por meio da assistência social, promoção da educação e do cuidado.

Na sede do INSB, através do Projeto “Semeando Arte” são ofertadas de forma gratuita atividades artísticas, culturais, e de lazer para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, como instrumentos da promoção e defesa de direitos em consonância com os Estatutos do Idoso e da Criança e do Adolescente. Todas as atividades são voltadas a Convivência e Fortalecimento de Vínculos, nos termos da Resolução nº109/09 do Conselho Nacional de Assistência Social.

Atualmente o INSB é reconhecido como uma Organização Social sem fins lucrativos e em parceria com a Prefeitura Municipal de Barueri, por meio da Secretaria de Educação, faz a administração, gerenciamento e operacionalização pedagógico-financeira de três escolas maternais municipais integrais na cidade.


Missão

Promover o desenvolvimento social e cidadania através da educação.

Visão

Ser uma instituição assistencial e educacional atuante e reconhecida por garantir a melhoria contínua dos aspectos sociais e educacionais das famílias de crianças, adolescentes e idosos.

Valores

• Acolhimento
• Comprometimento
• Ética
• Profissionalismo
• Eficiência
• Respeito
• Solidariedade

HISTÓRICO

O INSB - Instituto de Integração Social de Barueri iniciou suas atividades em 2002 para atender a demanda do Programa Viva Leite. Foram cadastradas 150 famílias carentes do bairro do Parque Viana e das redondezas que passaram a receber mensalmente o leite através deste programa em parceria com o governo do Estado de São Paulo.

Em 2013, em parceria com a Prefeitura de Municipal de Barueri, foi ampliado o atendimento à comunidade e implantado o projeto ‘Semeando Arte’, onde crianças e adolescentes de 6 a 15 anos passaram a ter acesso gratuito a atividades artísticas, culturais e de lazer com os cursos de informática, violão, canto e coral visando o desenvolvimento de suas potencialidades com foco na Convivência e Fortalecimento de Vínculos, nos termos da Resolução nº109/09 do Conselho Nacional de Assistência Social.

Na sede do Instituto INSB neste período, a população também pôde contar com várias outras atividades que foram fruto do programa de voluntariado e de doações de empresas, como foi o caso do curso de inglês, espaço creche e atividades artísticas e ocupacionais voltadas para o público adulto e para a terceira idade, de modo a integrar de forma global as famílias de beneficiários e a comunidade.

No curso de inglês, um professor voluntário utiliza o espaço da sede para ministrar as aulas para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos em duas turmas separadas por faixa etária.

Em parceria com voluntários da área de pedagogia, em 2017 implementado o Espaço Creche, onde as mães podiam deixar crianças de 1 a 5 anos por um período de forma esporádica e agendada, para poder ir à uma consulta médica, realizar um exame ou ainda fazer uma entrevista de emprego, por exemplo. Neste período, as crianças contaram com espaço de leitura, atividades pedagógicas, lanche, brincadeiras e vídeos infantis.

Mulheres de idades variadas, tiveram acesso a cursos de artesanato como crochê, pintura, atividades manuais e ocupacionais visando a integração com a comunidade e ensinando uma atividade para geração de renda. Além das atividades gratuitas, periodicamente também são realizados eventos artísticos e culturais como saraus e apresentações dos alunos que os motivam a se dedicar cada vez mais.

Em 2018, por meio do programa de voluntariado, as crianças participaram de atividades lúdicas monitoradas com jogos de tabuleiro como xadrez, damas e ludo; além de brincadeiras de “rua” como queimada, pular corda, gincanas e outras atividades recreativas.

Em julho de 2018, o INSB passou a atuar na área da educação, onde em parceria com a Prefeitura de Municipal de Barueri, por meio da Secretaria de Educação ficou responsável pela administração de três escolas maternais municipais de Barueri. Através do projeto ‘Sementinha’, 1.190 crianças de zero a três anos são atendidas das 7 às 19 horas. Conheça as escolas:

EMM Cleide Rodrigues Fagundes

localizada na Rua Nelly Masiero Fernandes, 55, Recanto Phrynéa, Barueri-SP;
Onde são atendidas 348 crianças, sendo 32 Alunos de Berçário e 316 Alunos da 1ª a 3ª fases;

Site e Redes Sociais:





EMM Evelyn Mosse Barreiro

localizada na Rua Estrada Dr. Cicero Borges de Moraes, 71, Bairro dos Altos, Barueri-SP;
Onde são atendidas 452 crianças, sendo 46 Alunos de Berçário e 406 Alunos da 1ª a 3ª fases;

Site e Redes Sociais:





EMM Ilda Martins Holanda da Silva

localizada na Rua Regina, 279, Parque dos Camargos, Barueri-SP;
Onde são atendidas 390 crianças, sendo 23 Alunos de Berçário e 367 Alunos da 1ª a 3ª fases.

Site e Redes Sociais: