EMM Cleide Rodrigues Fagundes


A ESCOLA

A Escola Maternal Cleide Rodrigues Fagundes oferece à comunidade local a Educação Infantil para crianças de zero a três anos de idade em período integral das 7 às 19 horas. É um espaço voltado para o desenvolvimento e a aprendizagem, comprometido com os múltiplos e interdependentes aspectos do desenvolvimento cognitivo, afetivo e sócio emocional das crianças.

A proposta pedagógica foi organizada com a finalidade promover o desenvolvimento integral da criança, complementando a ação da família e da comunidade, respeitando a Base Nacional Comum Curricular – BNCC para a Educação Infantil, em consonância com as diretrizes da educação básica de Barueri.




A ROTINA NO MATERNAL


A rotina é um elemento importante da Educação Infantil, por proporcionar à criança sentimentos de estabilidade e segurança. Também proporciona à criança maior facilidade de organização espaço-temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar. Conheça a rotinas das maternais.

A. Entrada com Acolhimento - 7h
B. 1 Refeição - Desjejum
C. Aplicação do Pedagógico e Espaços Pedagógicos
D. 2 Refeição - Almoço
E. Higienização e Preparo para Sono
F. Hora do Sono
G. Entrada e Saída - Alunos do Meio Período - 13h
H. 3 Refeição - Lanche
I. Aplicação do Pedagógico e Espaços Pedagógicos
J. 4 Refeição – Jantar
K. Aplicação do Pedagógico e Espaços Pedagógicos
L. Preparo para Saída -Trocas
M. Saída Transporte - 16h30
N. Saída Pais - 17h00
O. 5 Refeição - Ceia
P. Saída Transporte - 18h00
Q. Saída Pais - 18h30




FILOSOFIA DA ESCOLA

Missão

Promover em suas práticas de educação e cuidados, a interação entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos, linguístico e social da criança, estimulando seu desenvolvimento e respeitando a individualidade de cada um.

Visão

Ser uma escola de referência, inovadora em suas propostas e práticas pedagógicas, zelando pela qualidade no processo de ensino aprendizagem, tendo em vista o respeito à criança e a comunidade, sendo um espaço educativo, seguro e afetivo, apto para acompanhar a criança no seu desenvolvimento, aprendizagem e crescimento.

Valores




BIOGRAFIA DA PATRONA

Cleide Rodrigues Fagundes nasceu em Paraoquena, distrito do Município de Santo de Pádua-RJ.

Parte de sua infância passou em Miracema-Rj e aos 6 (seis) anos de idade, servindo-se como acompanhante dos dois filhos do casal Ricardo e Zina, os quais a partir de então passaram a ter sua guarda, seguiu em companhia dessa família a trabalho em viagens pelo mundo até fixarem-se definitivamente em Alphaville, Barueri-SP.

Iniciou o Ensino Fundamental em Miracema-RJ, na Escola Estadual Prudente de Moraes e concluiu no Colégio Pitágoras, em Ramadi, cidade do Iraque. Cursou o Ensino Médio na E.E. Profª. Ivani Maria Paes-Magistério em Barueri-SP.

No ano de 1993, após conseguir um contrato junto ao Estado de São Paulo, trabalhou como professora na EMEIF Prof. Aristides Costa e Silva em Barueri, lecionando nas séries do Ensino Fundamental II, conquistando a partir de então, sua almejada independência financeira.

De 1994 a 2001 trabalhou no Colégio Gabriel Chalupe, na área administrativa e lecionou para as séries iniciais de 2001 a 2009.

Em 1995 formou-se em Administração de Empresas pela Faculdade Amador Aguiar - FIEO em Osasco; em 2010 formou-se em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil e em 2012 cursou pós-graduação em Psicopedagogia, (UNIASSELVI).

Servidora pública municipal no cargo de professora junto à Prefeitura Municipal de Barueri desde 2001, participou de cursos e projetos comunitários, como o do programa “Bairro Escola”. Tinha como objetivo principal investir no desenvolvimento e formação de crianças e adolescentes residentes no bairro do Parque Imperial, assegurando-lhes o direito à inclusão.

Como educadora comunitária, participou brilhantemente enviando o projeto “Reforço Escolar” (Alfabetização em Ação) e, por conseguinte, participou da “Trilha Cantinho da Leitura”. Engajou-se em diversos projetos, concorrendo ao prêmio “Professor Giz de Ouro” em 2013. Amava crianças e que a tinham como amiga e a respeitavam tanto pela sabedoria, como pelo seu jeito de ser.

Sempre firme em suas decisões e agraciada por seus inúmeros amigos, viveu cada momento intensamente, viajou, conheceu pessoas, encheu-se de sonhos e foi imensamente feliz. Encerrou suas atividades docentes na Escola Municipal Maternal Aracy Martins de Lima, pois veio a falecer no dia 20 de dezembro de 2013, em decorrência de complicações cirúrgicas.

Será sempre lembrada com carinho e admiração por tudo que representou como pessoa e educadora.





Estrutura