EMM Evelyn Mosse Barreiro


A EMM Evelyn Mosse Barreiro reservou um dia para a formação das suas profissionais

Cientes de que a formação dos profissionais da educação deve ser algo constante, a gestão reservou um dia com atenção especial para a formação das ADIs

Publicado em 14/10/2019

No dia 14 de Setembro, a EMM Evelyn Mosse Barreiro promoveu um dia de formação com foco em uma profissional fundamental para a instituição: as ADIs.

As Assistentes de Desenvolvimento Infantil são, na maior parte, estudantes de Pedagogia, que têm os conhecimentos teóricos complementados pela vivência na escola onde trabalham. Também estiveram presentes na formação a supervisora educacional, a diretora e a vice-diretora.

Quem conduziu a formação foi a professora Rita André. Ela mostrou a importância de ver a criança como um ser completo, que dispõe de recursos internos para a aprendizagem, em qualquer fase em que ela se encontre. Citou a autonomia, conjunto de atitudes que visam a construção da independência, e o protagonismo, conjunto de atitudes em relação à interação com outros indivíduos, como componentes do desenvolvimento das crianças.

Também foi apresentado o trabalho de Emmi Pikler, pediatra que dizia que o adulto devia ser visto como coadjuvante que deve oferecer um ambiente favorável para que a criança vá conquistando novas etapas, respeitando o seu ritmo natural. Isso converge com a teoria da ‘Zona de Desenvolvimento Proximal’ que é aquilo que a criança tem potencial para fazer, necessitando, porém, da ajuda de um mediador, o qual deverá oferecer à criança situações e um ambiente propícios para a aquisição de novos conhecimentos.

Todas as profissionais presentes receberam orientações em consonância com a proposta pedagógica do município de Barueri, podendo relembrar e aprofundar seus conhecimentos em relação a temas que fazem parte do currículo da educação infantil. Elas também discutiram formas de cada vez mais, a partir da ideia de ‘Zona de Desenvolvimento Proximal’, oferecer, nas escolas, situações e ambientes propícios para a construção do aprendizado 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maternal Evelyn Mosse Barreiro (@maternalevelyn) em