EMM Evelyn Mosse Barreiro


Alunos da terceira fase participaram de atividades pedagógicas que trabalharam a expressão de sentimentos

Professora Adriana Gomes promoveu duas atividades com este tema

Publicado em 17/05/2019

Com o objetivo de trabalhar a expressão das emoções e sentimentos dos alunos, a professora Adriana Gomes de Araújo da EMM Evelyn Mosse Barreiro desenvolveu o projeto 'Sentimentos Mega Espontâneos' com a turma da 3ª fase B. Duas atividades pedagógicas foram desenvolvidas com os alunos no dia 17 de maio.

A primeira atividade envolveu os pais logo na entrada da sala de aula. “Montamos próximo à porta da sala de aula um painel com alguns cumprimentos como: abraços, beijos no rosto, apertos de mão, toques com as mãos, danças, caretas, piscadinhas, entre outros, para cumprimentos de boas-vindas e despedidas. Também confeccionamos um painel de coração decorado, onde os alunos, junto com seus familiares tiravam fotos, mostrando assim, a reação dos sentimentos. Uns fazendo caretas, outros sorrindo e demonstrando afeto”, descreve a professora.

A segunda atividade propôs à crianças imitarem expressões faciais variadas, identificando assim o sentimento atribuído a cada uma delas. “Apresentei aos alunos carinhas de emotions narrando a história dos bonequinhos com seus sentimentos: triste, preocupado, irritado, alegre, bravo, etc. Em outro momento solicitei que respondessem algumas perguntas: Como estão se sentindo hoje? Como se sentem quando vêm para a escola? Como você se sente quando o papai e mamãe te acordam? Como você se sente quando você ganha presentes? Como você sente quando você brinca com seus amigos? Como você se sente quando chove? Como você se sente quando vai passear? Entre outras quentões que as crianças respondiam escolhendo um bonequinho do painel”, conta a professora Adriana.

Ao participarem de atividades como estas, as crianças conseguem entender um pouco mais o mundo à sua volta, seus próprios sentimentos, de forma a estimular sua comunicação e expressão.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maternal Evelyn Mosse Barreiro (@maternalevelyn) em