EMM Evelyn Mosse Barreiro


As Experiências do Mundo dos Bebês

A nutricionista e a psicopedagoga realizaram a ação com os pais das crianças que estão no berçário

Publicado em 31/05/2019

No mês de maio, na EMM Evelyn Mosse Barreiro foi realizada uma ação com os pais das crianças que estão no berçário sobre ‘As Experiências do Mundo dos Bebês’, onde pais e filhos participaram de atividades elaboradas por duas integrantes da equipe multidisciplinar da escola, com o objetivo de orientar os pais sobre como melhorar os cuidados com seus bebês, estreitando os laços afetivos e estimulando o seu desenvolvimento.

A nutricionista Núbia Alves Silva, abordou o tema ‘Alimentação Saudável desde a Primeira Infância’, onde falou sobre a importância da introdução alimentar, começando com as papinhas de frutas e suas variações: triturado, amassado com o garfo e com pedaços pequenos. Todos receberam um informativo impresso e na sequência, foi feita uma dinâmica com as famílias. “Montamos uma cesta de frutas que foi deixada ao alcance das crianças, para que pegassem e sentissem as texturas. Depois, os pequenos degustaram papinhas e frutas em pedaços. Uma explosão de sabor!”, conta a nutricionista.

A Psicopedagoga Gizely Bispo de Santos, falou sobre a importância da comunicação e interação com o bebê durante os cuidados diários como trocar a fralda, dar banho, pentear os cabelos, cortar as unhas. Isso por que, estes são momentos potenciais para o pai e a mãe se relacionarem com o bebê.

Durante a ação com os pais, a psicopedagoga realizou uma simulação de banho e troca. “Quando for realizar os cuidados cotidianos com o bebê, diga carinhosamente que você vai trocar a fralda ou que dará o banho e, enquanto estiver realizando a tarefa, conte a ele o que você está fazendo. Lembre-se de promover estas atividades ‘com’ a participação do bebê e não apenas fazer ‘para’ o bebê”, explicou a psicopedagoga.

A interação é imprescindível para o desenvolvimento dos bebês. Nomear as partes do corpo do bebê que forem tocadas, colabora para que a criança comece a compreender o mundo à sua volta e também para a aquisição da fala. É observando e imitando os gestos de outras pessoas que eles vão aprendendo a se comunicar. Quando os pais, estabelecem contato visual, o bebê responde através de gestos como relaxamento ou tensão a cada ação ou estímulo recebido. Isso contribui para a formação da consciência do seu próprio corpo.

É importante estimular a autonomia das crianças desde muito cedo, contando sempre com a participação possível do bebê em cada fase.

Segundo a pediatra e pesquisadora Emmi Pikler, “(...) é diferente a imagem do mundo que uma criança recebe quando mãos silenciosas, pacientes, cuidadosas e ainda seguras e resolutas cuidam dela; e como o mundo parece ser diferente quando estas mãos são impacientes, rudes, apressadas, inquietas e nervosas”.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maternal Evelyn Mosse Barreiro (@maternalevelyn) em