EMM Evelyn Mosse Barreiro


Professoras ofereceram às crianças estímulos em diferentes espaços pedagógicos

O aprendizado ocorre todo o tempo e em todos os lugares. Com as crianças na EMM Evelyn Mosse Barreiro não seria diferente

Publicado em 11/10/2019

Ao longo de setembro, as professoras Angélica Furlan, Vera Lúcia, Ketty Santana e Adriana Gomes, das turmas de berçário, e de turmas da primeira, segunda e terceira fase, realizaram atividades em diferentes espaços pedagógicos, contemplando objetivos de ordem físico-motora, cognitiva e social.

O dia 12 de setembro pode ser visto como um exemplo daquilo que é prática comum na escola. Nesse dia, os pequenos do berçário tomaram banho de sol. No 'Cantinho Musical', os pequenos da primeira fase formaram uma roda e cantaram canções da caixa musical, acompanhados da professora que dirigia a atividade com o dedilhado do violão.

Na parte externa, fazendo uso de outros espaços pedagógicos como o 'Parque-solário' ou o 'Quintal Mágico’, crianças da segunda fase brincavam de dança das cadeiras. O 'Cantinho Musical' também foi usado por alunos da terceira fase que formaram uma roda sobre o chão e entoaram a cantiga ‘O trem solta fumaça’.

Sobre o uso de espaços abertos, Tania Ramos Fortuna, professora de Psicologia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diz: “Tudo se torna mais distante e amplo em comparação com o quarto e demais ambientes fechados. Com isso, a criança precisa explorar o espaço em outra escala: deslocar-se, conduzir objetos e ocupar o entorno com o próprio corpo”.

Com as atividades feitas no dia as professoras propiciaram às crianças a percepção das diferenças da luz natural ao longo do dia, bem como diferenças entre ambientes fechados e abertos e interação social entre os alunos. Elas também possibilitaram às crianças perceberem, na prática, conceitos como força, velocidade, distâncias, percepção de si mesmas em relação ao espaços, entre outras coisas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maternal Evelyn Mosse Barreiro (@maternalevelyn) em