Publicado em 11/10/2019
Ao longo de setembro, as professoras Angélica Furlan, Vera Lúcia, Ketty Santana e Adriana Gomes, das turmas de berçário, e de turmas da primeira, segunda e terceira fase, realizaram atividades em diferentes espaços pedagógicos, contemplando objetivos de ordem físico-motora, cognitiva e social.
O dia 12 de setembro pode ser visto como um exemplo daquilo que é prática comum na escola. Nesse dia, os pequenos do berçário tomaram banho de sol. No 'Cantinho Musical', os pequenos da primeira fase formaram uma roda e cantaram canções da caixa musical, acompanhados da professora que dirigia a atividade com o dedilhado do violão.
Na parte externa, fazendo uso de outros espaços pedagógicos como o 'Parque-solário' ou o 'Quintal Mágico’, crianças da segunda fase brincavam de dança das cadeiras. O 'Cantinho Musical' também foi usado por alunos da terceira fase que formaram uma roda sobre o chão e entoaram a cantiga ‘O trem solta fumaça’.
Sobre o uso de espaços abertos, Tania Ramos Fortuna, professora de Psicologia da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diz: “Tudo se torna mais distante e amplo em comparação com o quarto e demais ambientes fechados. Com isso, a criança precisa explorar o espaço em outra escala: deslocar-se, conduzir objetos e ocupar o entorno com o próprio corpo”.
Com as atividades feitas no dia as professoras propiciaram às crianças a percepção das diferenças da luz natural ao longo do dia, bem como diferenças entre ambientes fechados e abertos e interação social entre os alunos. Elas também possibilitaram às crianças perceberem, na prática, conceitos como força, velocidade, distâncias, percepção de si mesmas em relação ao espaços, entre outras coisas.