EMM Evelyn Mosse Barreiro


Projeto Bebês em Movimento

Professora Angelina Maria de Paula Santos realiza atividades pedagógicas que estimulam desenvolvimento psicomotor dos bebês

Publicado em 13/05/2019

A professora Angelina Maria de Paula Santos da EMM Evelyn Mosse Barreiro, desenvolveu com sua turma do Berçário A o projeto ‘Bebês em Movimento’, onde propõe atividades pedagógicas que têm por objetivo estimular o desenvolvimento psicomotor dos pequeninos.

No berçário, ficam os bebês de zero a 11 meses, fase de desenvolvimento em que alguns estão aprendendo a engatinhar; a se movimentar; segurar objetos; alguns até já se arriscam a ficar de pé, agarrando nas coisas. A curiosidade é grande... querem pegar tudo, sentir as texturas e observar as cores. São exploradores natos, se esforçam para chegar em determinados lugares e alcançar objetos; superando a cada dia os limites do próprio corpo com muita energia.

Logo, precisam ser estimulados com atividades pedagógicas que proporcionem a exploração sensorial e movimentos variados, fortalecendo sua musculatura e saciando sua curiosidade; como fez a professora Angelina Maria de Paula Santos nas atividades do projeto ‘Bebês em Movimento’.


ATIVIDADE 1 – Brincadeiras Direcionadas

Com brincadeiras direcionadas com chocalhos, garrafinhas de água, espelho, cortina e painel sensorial, caixa de formas geométricas, fitas, tampas de garrafas, bolinhas, brinquedos e tecidos; a professora trabalha a psicomotricidade, por meio dos estímulos sensoriais, os bebês vão aprendendo e descobrindo o mundo através dos movimentos.


ATIVIDADE 2 – Pista de Obstáculos

Nessa atividade a professora organizou copos plásticos coloridos no campo de alcance das crianças, para que assim elas chegassem até os copos e interagissem com eles.

Nota: Psicomotricidade é ciência estuda o homem – e os bebês – através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Maternal Evelyn Mosse Barreiro (@maternalevelyn) em