EMM Evelyn Mosse Barreiro


Semana do Folclore faz a alegria das crianças na EMM Evelyn Mosse Barreiro

Nos dias dedicados ao folclore brasileiro, as turminhas da maternal conheceram um pouco das lendas e personagens próprios do nosso país

Publicado em 27/08/2019

Entre os dias 19 e 23 de agosto, foi promovida na EMM Evelyn Mosse Barreiro a Semana do Folclore, que incluiu uma série de atividades com a intenção de comemorar o Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto.

Nesse período foram desenvolvidas diversas atividades pedagógicas com a função de apresentar às crianças o folclore brasileiro, a partir de personagens como Iara, Boi-Bumbá, Saci-Pererê, Boi Tatá, Cuca, Boto Cor de Rosa, Vitória Régia, Mula sem Cabeça, Curupira, Boitatá, Negrinho do Pastoreio, Lobisomem.

Entre as atividades principais, tivemos sessões de contação de histórias e encenações feitas pelas professoras com o apoio das Assistentes de Desenvolvimento Infantil - ADIs. Dessa forma, as crianças puderam conhecer as lendas, personagens folclóricas, suas características e feitos.

Paralelo a isso, outras atividades feitas com os pequenos e que convergiram para essa temática foram a roleta folclórica, jogos de memória, adivinhas, confecção de painéis e lembrancinhas, entre outras.

Essas atividades permitiram trabalhar aspectos como a memória, reconhecimento de causas e efeitos ao longo da história, reconhecimento de características específicas de cada lenda e cada personagem, dando oportunidade de a criança ter papel ativo no uso do cognitivo, de forma muito colorida e dinâmica, como elas bem gostam.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maternal Evelyn Mosse Barreiro (@maternalevelyn) em