EMM Evelyn Mosse Barreiro


Use a criatividade para falar sobre os cuidados de higiene e a importância do uso das máscaras ao sair de casa

Crianças menores de 2 anos não devem usar a máscara, pois correm o risco de sufocar com o tecido

Publicado em 13/05/2020

No estado de São Paulo é obrigatório o uso da máscara para se andar nas ruas e entrar em ambientes de convívio coletivo como supermercados, drogarias, transporte público, entre outros. É obrigatório inclusive para crianças a partir de 3 anos. Estudos apontam que a doença pode ser leve nas crianças, mas elas podem transmitir o vírus para quem faz parte do grupo de risco. Daí a importância de tomar medidas para conter a disseminação.

O ideal é manter o isolamento social, mas se for realmente necessário sair com as crianças na rua, há algumas medidas que podem ser tomadas. Ao sair de casa, vista as crianças com calças e camisetas de manga longa.

No caso das crianças menores de 2 anos, o uso da máscara pe contraindicado, pois correm o risco de sufocar com o tecido. Prefira usar o carrinho ou um bebê conforto coberto com um tecido ou capa de chuva. Já as crianças a partir dos 3 anos, que precisam usar a máscara, o ideal é não forçar. Tente explicar de forma lúdica e um pouco antes e não na hora de sair.

O primeiro passo para convencer a criança sobre os cuidados de higiene e o uso das máscaras de proteção é falar sobre o coronavírus. Comece conversando um pouco e descubra o quanto ela já sabe e siga a partir daí. Se a criança é muito nova e ainda não ouviu falar sobre o surto, talvez você não precise levantar a questão – apenas aproveite a oportunidade para lembrá-la sobre boas práticas de higiene sem introduzir novos medos.

Veja se você está em um ambiente seguro e permita que ela fale livremente. Vale apostar em vídeos, desenhos, histórias e outras atividades que podem ajudar a começar uma conversa. Mais importante ainda, não minimize ou se esquive das preocupações da criança. Explique que o vírus provoca coisas não tão legais.

Os pais são o espelho para os filhos. Por isso não adianta os pais não usarem a máscara! Aposte em máscaras temáticas, com personagens que as crianças gostem. Que tal confeccionar máscaras para as bonecas, bonecos ou bichinhos de pelúcia favoritos?