EMM Evelyn Mosse Barreiro


‘Dia do Índio’ foi tema de atividades pedagógicas multissensoriais

O objetivo foi celebrar a cultura indígena com atividades que estimulavam os cinco sentidos: visão, olfato, tato, audição e paladar

Publicado em 19/04/2019

No dia 19 de abril, comemoramos o ‘Dia do Índio’. Esta data foi escolhida em homenagem ao Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, que aconteceu em 19 de abril de 1940 e serve para lembrar e reforçar a identidade do povo indígena brasileiro e americano na história e na cultura atual.

Como este ano (2019) a data caiu na ‘Sexta-feita Santa’, a EMM Evelyn Mosse Barreiros adiantou as comemorações para o dia 15 de abril. Professoras de todas as turmas programaram um dia cheio de atividades pedagógicas multissensoriais sobre o tema para celebrar a cultura indígena.

As crianças participaram de atividades que estimulavam os cinco sentidos: visão, olfato, tato, audição e paladar. Ouviram histórias enquanto observaram um painel de fotos do cotidiano indígena que ilustrava o que era dito; provaram comidas típicas como tapioca, milho e batata doce; manusearam artefatos indígenas como chocalhos, instrumentos de sopro, petecas, cuias, vasos de barro, entre outros; e como já é tradição, foram caracterizadas com pintura facial e cocares de papel.

O intuito de celebrar o ‘Dia do Índio’ com crianças desta faixa etária é falar sobre a importância do povo indígena para a nossa cultura e ensiná-los a respeitar as diferenças, a cultura e a identidade do índio.

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Maternal Evelyn Mosse Barreiro (@maternalevelyn) em