EMM Evelyn Mosse Barreiro


PROPOSTA PEDAGÓGICA

Nesse período, as atividades predominantes do bebê para a aquisição de conhecimento e apropriação do mundo são sensoriais e motoras: age e faz escolhas de forma autônoma, pensa por meio das ações que realiza, fala com o olhar e com os gestos, cria com as mãos e com o corpo inteiro, observa, explora, descobre; portanto, nesta faixa etária, as experiências corporais, de relacionamento e de linguagem são as mais significativas, pois esse processo que envolve a percepção do mundo, das pessoas e dos objetos é fundamental para desencadear novas aprendizagens.



PROFISSIONAL DENTISTA

A Promoção da saúde bucal, no seu sentido mais amplo, e talvez o mais apropriado, é uma ação da melhoria na qualidade de vida das crianças com foco na odontologia. A Saúde bucal é só uma pequena parte de um todo. Da mesma forma, pode-se considerar que a prevenção específica ou o tratamento da doença cárie e gengivite constituem em parcelas da saúde do corpo por inteiro.

A higiene pessoal deve fazer parte dos hábitos diários da criança tanto em casa primeiramente, quanto na escola e devem ser ensinados aos pequenos desde o início de seu desenvolvimento, para que haja a conscientização do cuidado com o próprio corpo e do ambiente em que vive. Como resultado terá a promoção da saúde e autoestima.


NUTRICIONISTA

Durante a infância, a alimentação quantitativa e qualitativamente adequada é essencial para garantir o desenvolvimento e o crescimento da criança, uma vez que proporcionam energia e nutrientes necessários à manutenção da saúde e ao bom desempenho de suas funções fisiológicas.

É disponibilizada uma Nutricionista uma vez por semana, para verificação da alimentação escolar, onde a mesma prepara os cardápios, realiza os pedidos de consumo garantindo qualidade na oferta dos produtos as crianças e uma maior oferta de alimentos, cores e técnicas de preparo. Também consegue acompanha a equipe de merendeira, orientando as sobre as técnicas necessárias. Esse fato colabora a influência e a importância da Nutricionista no âmbito escolar, monitorando a qualidade da oferta alimentar de modo a contribuir para o atendimento das necessidades nutricionais, bem como formação de hábitos alimentares saudáveis pelos escolares.


PSICOPEDAGOGA

Com o passar do tempo, a Psicopedagogia vem ganhando espaço na Educação. Dentro ou fora das instituições de ensino, educadores têm se debruçado sobre questões afins à aprendizagem e à afetividade, temas básicos da área.

O psicopedagogo também pode facilitar o relacionamento do indivíduo com a realidade que enfrenta no seu ambiente de trabalho, oferecendo alternativas para enfrentar as dificuldades do cotidiano com as crianças de forma a promover um melhor desempenho em sua função enquanto educador.

É disponibilizada uma Psicopedagoga uma vez por semana para visitar a maternal, onde terá encontros com as educadoras, no intuito de verificar os casos de crianças que requerem maior atenção, assim como poderá ser marcado encontros com os pais para desenvolver em conjunto ações que possam melhorar o desenvolvimento da criança e fazer encaminhamentos.

Este profissional será disponibilizado para proporcionar palestras de orientações e prevenções aos pais ou responsáveis das crianças. Assim como a equipe escolar também terá encontros com a profissional para receberem informações que contribuíram com sua formação.



PROFISSIONAL FISIOTERAPEUTA

Com intuito de chegar o mais próximo disso, oferecemos um diferencial contando com um profissional da saúde que possa corresponder a essa promoção da saúde, tendo um olhar acima de tudo global da criança, zelando pela saúde da criança e da saúde de quem cuida da criança (equipe) para incentivar um ambiente harmonioso e propicio para um desenvolvimento saudável.

É disponibilizada uma Fisioterapeuta uma vez por semana que contemplarão o estudo, planejamento e organização das estratégias; a intervenção seja ela direta ou indireta, com as crianças ou equipe; e a compilação dos dados e relatório final. Podendo fazer encaminhamento se se fizer necessário.



ASSISTENTES DE MATERNAL QUE ESTUDAM PEDAGOGIA

Executar serviços de atendimento às crianças em suas necessidades diárias, cuidando da alimentação, higiene, recreação, repouso e outras tarefas correlatas; participar sob orientação do pedagogo do planejamento, elaboração e execução das atividades de educação infantil; recepcionar as crianças na entrada e saída, organizar o material didático e de recreação; orientar as crianças na formação de hábitos de higiene, em boas maneiras e na adaptação e bem estar; controlar a frequência e o material individual de cada criança; ajudar a servir a alimentação; cuidar e orientar na hora do banho, orientando-as a se vestir, calçar, se pentear, escovar os dentes e organizar seus pertences; acompanhar brincadeiras, controlar horários de repouso, promover atividades recreativas e lúdicas utilizando jogos e brincadeiras em grupo; executar outras atividades correlatas atribuídas pelo superior imediato.



PROPOSTA CURRICULAR

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, as práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que:

I. Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;

II. Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;

III. Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;

IV. Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;

V. Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;

VI. Possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;

VII. Possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e reconhecimento da diversidade;

VIII. Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;

IX. Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;

X. Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;

XI. Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;

XII. Possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.

Visando garantir o efetivo desenvolvimento de tais capacidades, o Instituto de Integração Social de Barueri - INSB seguirá a Proposta Curricular para a Educação Infantil/2018 da Secretaria de Educação de Barueri que está embasada nos critérios do Plano de Referência da Educação Básica do Município de Barueri, nos estudos atuais de currículo da Educação Infantil, nas contribuições da Antropologia e da Neurociência e nos documentos oficiais do MEC, respeitando assim as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil.

A Base Curricular da Educação Infantil do Município de Barueri está organizada em:

a) Campos de Experiência para Maternal e Pré-escola:

• Linguagem oral e escrita;

• Linguagens expressivas;

• Matemática;

• Eu no mundo social e natural.

b) Áreas do Desenvolvimento para o Berçário:

• Desenvolvimento Socioafetivo;

• Desenvolvimento Cognitivo;

• Desenvolvimento da Linguagem Oral e Comunicação;

• Desenvolvimento Psicomotor.



ESTRUTURA DA BASE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

O Instituto de Integração Social de Barueri - INSB levará em consideração a legislação vigente, acompanhando as mudanças estruturadas pela Secretaria de Educação em Barueri, para alinhamento com a BNCC/2017 (Base Nacional Comum Curricular).

Fonte: Direcionamento Pedagógico Infantil, 2018 - SEE de Barueri



CALENDÁRIO ANUAL