EMM Ilda Martins Holanda da Silva


EMM Ilda Martins Holanda da Silva lembra a importância da participação da família nas atividades à distância

Os desafios da educação infantil em período de pandemia

Publicado em 16/03/2021

A Educação Infantil é o primeiro contato da criança com a escola, atendendo alunos de 0 a 5 anos de idade. Diferente do que acontece no Ensino Fundamental e Médio, as práticas pedagógicas da Educação Infantil são essencialmente as interações e a brincadeira. Mas com os desafios impostos pela pandemia de covid-19, como podemos fazer isso à distância?

Diante do cenário, o Instituto de Integração Social de Barueri - INSB associa o uso das novas tecnologias à dedicação de suas profissionais da educação, disponibilizando periodicamente videoaulas em uma plataforma digital como forma de tentar atenuar os impactos do afastamento social.

As videoaulas são curtas, com uma duração média de 4 minutos cada, com opções de atividades direcionadas aos pais e responsáveis de forma que estes possam realizar em casa com os bebês e crianças. A ideia é fazer com que a família participe das práticas pedagógicas, com o total apoio das educadoras.

Sempre elaboradas pensando em contemplar os campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular - BNCC para a Educação Infantil, as videoaulas oferecem aos pais a noção de quais práticas de escuta, fala, pensamento e imaginação integram a formação da criança, por meio das experiências.

Para isso são propostos desafios, interações com objetos do cotidiano, atividades de estimulação sensorial, brincadeiras, contação de histórias, músicas e jogos simbólicos. Além de atividades que podem contar com a participação dos outros membros da família e até mesmo o bichinho de estimação da criança. Isso por quê, é importante que as atividades sugeridas estejam contextualizadas às realidades das crianças.

Para assegurar um bom planejamento das práticas pedagógicas, a avaliação continua sendo realizada mesmo com as atividades remotas, através da observação crítica, registros fotográficos, relatórios pedagógicos e principalmente, por meio do feedback dos pais.