Educadora do Centro Educacional Arakan realiza atividades psicomotoras com os alunos

Além de favorecer o aprimoramento dos movimentos e da coordenação motora, as atividades psicomotoras também auxiliam na expressão e regulação das emoções, na promoção do desenvolvimento cognitivo e na socialização

Publicado em 11/06/2024

Desde os primeiros anos de vida é fundamental estimular o desenvolvimento da coordenação motora das crianças. Através de atividades lúdicas que envolvem apurados movimentos das mãos e dos dedos, as crianças obtém uma base sólida, aprimorando coordenação motora fina, essencial para a realização de atividades futuras, tais como o uso de lápis, canetas e movimentos precisos. Pensando nessa perspectiva, a educadora Thais Jesus, que ministra aulas para os alunos do maternal I F no Centro Educacional Arakan, realizou com os alunos algumas atividades que focam justamente a preparação prévia para a aquisição a alfabetização.

Por meio de atividades lúdicas cuidadosamente planejadas, a professora buscou proporcionar experiências significativas que não apenas estimulem o desenvolvimento motor fino, mas que também auxiliassem no processo de aprendizagem das crianças. Ao realizar essas atividades, a docente visa preparar os alunos para as demandas acadêmicas futuras, além de promover um desenvolvimento integral, abordando aspectos físicos, cognitivos e emocionais.

A motricidade é uma habilidade fundamental que envolve todos os músculos do corpo humano, permitindo que a criança se engaje em diversas atividades e explore seu corpo de forma mais completa. Atividades como cortar papéis com tesoura, fazer bolinhas de papel crepom, brincar com blocos, escrever e desenhar, são bons exemplos de atividades estimulam a coordenação motora fina.

A psicomotricidade precisa ser amplamente trabalhada na educação infantil, por isso, além das atividades promovidas pelas educadoras, o Centro Educacional Arakan também conta com a psicomotricista Renata Morales, que auxilia neste processo, realizando intervenções junto às crianças e também em parceria com as docentes.

Ao desenvolver habilidades motoras grossas e finas, como equilíbrio, coordenação e destreza manual, a psicomotricidade ajuda as crianças a explorarem e compreenderem o mundo ao seu redor de maneira mais completa. Além disso, as atividades psicomotoras também auxiliam na expressão e regulação das emoções, na promoção do desenvolvimento cognitivo e na socialização.