Centro Educacional
Arakan


Centro Educacional Arakan incluirá atividades lúdicas na rotina escolar

É por meio da brincadeira que a criança vivencia novas experiências e aprende mais sobre si, outras pessoas e o seu meio

Publicado em 15/08/2022

O ato de brincar é o principal modo de expressão na infância, sendo fundamental para o desenvolvimento da identidade e autonomia da criança. Por meio das brincadeiras, não somente se abre uma porta para o mundo social, como se encontra uma rica possibilidade de incentivar o desenvolvimento dos pequenos. Por meio do brincar, as crianças constroem sua identidade pessoal de maneira positiva, conhecendo mais sobre si, outras pessoas e o seu meio.

Crianças são “pequenos cientistas”, que aprendem explorando. Ao experimentar, elas analisam, elaboram outras experimentações, avaliam, e assim vão construindo a sua visão de mundo. É através da ludicidade, as habilidades são desenvolvidas; os pequenos entram em contato com experiências agradáveis e desagradáveis, compreendem regras sociais, além de ser um excelente meio de desenvolvimento da comunicação e construção de vínculos afetivos.

Algumas brincadeiras possuem a função de estimular habilidades que envolvem aspectos sensoriais e motores da criança. Nesse aspecto, a criança desenvolve habilidades físicas que serão importantes. Brincadeiras com essa função são essenciais em toda a infância, mas principalmente nos dois primeiros anos.

A proposta da Base Nacional Comum Curricular - BNCC da Educação Infantil trata o brincar como um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento que pautam os Campos de Experiências. O brincar pode proporcionar às crianças aprendizagens com sentido e significado, para potencializar essas experiências, é preciso que os professores atuem com intencionalidade pedagógica na organização dos espaços e no planejamento das atividades.