Publicado em 19/08/2022
Toda vez que a palavra inclusão é mencionada no ambiente escolar, logo imaginamos alguém com uma deficiência física ou intelectual, e que precisará de ajuda para conviver e aprender em um ambiente com outras pessoas. Mas, às vezes, uma pequena ação pode impactar diretamente no bem-estar das crianças, contribuindo para que elas se sintam mais acolhidas e se desenvolvam efetivamente em seu próprio ritmo.
As crianças com síndrome de Down, por exemplo, dependendo da quantidade de tempo passado com os colegas, têm benefícios acadêmicos e sociais, desenvolvendo a fala, memória e interação com outras pessoas.
Mais do que adequar espaços às necessidades de cada aluno portador de alguma deficiência, os projetos pedagógicos inclusivos devem garantir sua integração a oportunidades iguais. Isso significa que toda a escola precisa estar preparada para essas mudanças de paradigmas e oferecer aos professores e funcionários segurança e respaldo para lidar com tal realidade.
Para isso, é necessário que a equipe docente conheça as necessidades de cada aluno e que a escola conte com o apoio de uma equipe multidisciplinar para o acompanhamento de cada aluno portador de deficiência, além do encaminhamento de casos suspeitos.
A inclusão no ambiente escolar no contexto da educação infantil é possível, contudo este é um caminho repleto de desafios a serem enfrentados pelos educadores, pais e alunos. Com conhecimento, determinação e amor, tudo fica mais fácil.