Centro Educacional
Arakan


Centro Educacional Arakan promoverá educação inclusiva

Mais do que adequar espaços às necessidades de cada aluno portador de alguma deficiência, os projetos pedagógicos inclusivos devem garantir sua integração a oportunidades iguais

Publicado em 19/08/2022

Toda vez que a palavra inclusão é mencionada no ambiente escolar, logo imaginamos alguém com uma deficiência física ou intelectual, e que precisará de ajuda para conviver e aprender em um ambiente com outras pessoas. Mas, às vezes, uma pequena ação pode impactar diretamente no bem-estar das crianças, contribuindo para que elas se sintam mais acolhidas e se desenvolvam efetivamente em seu próprio ritmo.

As crianças com síndrome de Down, por exemplo, dependendo da quantidade de tempo passado com os colegas, têm benefícios acadêmicos e sociais, desenvolvendo a fala, memória e interação com outras pessoas.

Mais do que adequar espaços às necessidades de cada aluno portador de alguma deficiência, os projetos pedagógicos inclusivos devem garantir sua integração a oportunidades iguais. Isso significa que toda a escola precisa estar preparada para essas mudanças de paradigmas e oferecer aos professores e funcionários segurança e respaldo para lidar com tal realidade.

Para isso, é necessário que a equipe docente conheça as necessidades de cada aluno e que a escola conte com o apoio de uma equipe multidisciplinar para o acompanhamento de cada aluno portador de deficiência, além do encaminhamento de casos suspeitos.

A inclusão no ambiente escolar no contexto da educação infantil é possível, contudo este é um caminho repleto de desafios a serem enfrentados pelos educadores, pais e alunos. Com conhecimento, determinação e amor, tudo fica mais fácil.

Ver essa foto no Instagram

A post shared by Centro Educacional Arakan (@cearakan_)