Publicado em 11/05/2023
Contar histórias com fantoches é uma forma divertida e envolvente de capturar a atenção das crianças e estimular sua imaginação. Contar histórias utilizando recursos lúdicos como os fantoches, permite que estas sejam contadas de forma mais envolvente e interativa, prendendo a atenção das crianças.
Pensando nisso, no dia 06 de maio, as colaboradoras do Centro Educacional Arakan participaram de uma formação ministrada por Filipe Macedo, com o tema ‘a Arte de Contar Histórias com Fantoches’. Filipe Macedo gosta de ser chamado de “Passarinho”, é professor e contador de histórias, ama poesia, gosta muito de aprender coisas novas e escutar as pessoas. Especialista na Arte de Contar Histórias pela Casa Tombada de São Paulo, também estudou Produção Audiovisual e Artes Dramáticas.
Na formação, as colaboradoras da unidade aprenderam a diferença de mediação de leitura e contar histórias. Para facilitar a compreensão, o profissional colocou uma música bem tranquila e realizou um momento de contação de história de uma forma diferente e interativa.
Durante a formação, foi explicado às educadoras que desenvolver atividades pedagógicas com histórias para as crianças, promove vivências significativas para o desenvolvimento dos alunos. A formação também abordou que não basta só ler as histórias para as crianças, mas que as colaboradoras precisam usar a criatividade para cativar a atenção dos pequenos, através dos recursos lúdicos como canções infantis, fantoches, tecidos e outros materiais.
Dando vida aos personagens através dos fantoches, as crianças podem se identificar com as histórias e aprender importantes lições de moral e valores, como respeito, amizade, generosidade e responsabilidade. Também é uma excelente forma de trabalhar temas mais complexos, como diversidade, inclusão e igualdade, de forma mais lúdica e acessível.