Centro Educacional
Arakan


Centro Educacional Arakan reforçou o respeito à diversidade por meio da leitura do livro “Menina Bonita do Laço de Fita”

A leitura de “Menina Bonita do Laço de Fita” reforçou a autoestima, ancestralidade e respeito às diferenças em comemoração ao dia da Consciência Negra

Publicado em 05/12/2025

Durante o mês de novembro, os alunos da turma do maternal II F do Centro Educacional Arakan, participaram de uma atividade em comemoração ao dia da Consciência Negra, que a leitura do livro “Menina Bonita do Laço de Fita”. O objetivo foi celebrar a beleza negra, reconhecer a ancestralidade e promover o respeito às diferenças étnico-raciais, elementos fundamentais na proposta pedagógica da educação infantil da escola.

A obra, amplamente utilizada como recurso didático, ajudou as crianças a compreender que a cor da pele é parte da herança familiar, permitindo explorar conceitos como cultura afro-brasileira, autoestima e combate ao preconceito. A história também destacou, de maneira sensível e lúdica, a importância da ancestralidade, contribuindo para que os alunos reforçassem positivamente sua identidade e a dos colegas.

Após a leitura em roda, as crianças participaram de uma conversa sobre as características do coelho presente na narrativa e sobre como cada indivíduo é único em sua cor e aparência. O engajamento foi evidente: os pequenos demonstraram curiosidade, empatia e compreensão do tema, mostrando que a ação no Centro Educacional Arakan cumpriu seu papel de promover valores de respeito e valorização da diversidade desde cedo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Centro Educacional Arakan (@cearakan_)