Publicado em 17/08/2022
A cada dia é possível encontrar mais e mais casos de crianças que consomem alimentos gordurosos e ultra processados, o que pode influenciar na dificuldade de concentração e nas atividades rotineiras, como estudar e brincar.
Algumas recomendações para melhorar a alimentação das crianças e, consequentemente, potencializar a aprendizagem, englobam os estímulos à alimentação saudável de forma precoce, os bons exemplos, a preferência por refeições caseiras e a inclusão dos pequenos nos preparos, por exemplo. Quanto mais cedo as crianças criarem o hábito de consumir alimentos saudáveis, melhor.
Pensando nisso, o Centro Educacional Arakan conta com uma nutricionista que ficará responsável por elaborar cardápios balanceados, para as refeições que as crianças consumirão na escola, conforme a faixa etária de cada turma. Através de atividades pedagógicas, as educadoras da escola também promoverão o contato das crianças com diferentes cores, sabores e texturas de alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras, contribuindo para o despertar o interesse dos pequenos pelo consumo deste tipo de alimento.
Entre as atividades pedagógicas que incentivarão o desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis entre as crianças, teremos: jogos de memória com imagens de legumes, verduras e frutas, recortadas pelas próprias crianças; brincar de identificar frutas e legumes através de tato e olfato; separar recortes de alimentos saudáveis e pedir para que a criança monte um prato com as figuras que representem uma refeição completa; entre outras que fazem parte da proposta pedagógica do Instituto de Integração Social de Barueri - INSB para a escola.
A alimentação está ligada diretamente à aprendizagem, pois uma criança bem alimentada, tem mais disposição para aprender e desenvolver suas habilidades, ajudando também a ter uma melhor concentração, peso corporal saudável e um bom desenvolvimento físico.