Centro Educacional
Arakan


Educadora do CE Benedicta Stefano Antunes de Oliveira proporcionou interação entre os alunos em uma ‘Roda de Conversa’

A roda de conversa proporciona interação entre os alunos, já que eles deixam de olhar exclusivamente para o professor e passam a olhar uns para os outros, o que incentiva o diálogo

Publicado em 05/04/2023

As rodas de conversa são uma ótima ferramenta pedagógica na educação infantil. Elas permitem que as crianças se expressem livremente, pratiquem habilidades sociais, desenvolvam pensamento crítico e aprendam uns com os outros. Por isso, no dia 13 de março, a educadora Maria Gracieleide que atua no Centro Educacional Benedicta Stefano Antunes de Oliveira realizou uma ‘Roda de Conversa’ com os alunos do jardim II D.

De forma lúdica e com uma linguagem adequada à faixa etária das crianças, a professora direcionou a conversa inicial, mas deixou os alunos livres para que pudessem conversar entre si sobre assuntos diversos. A iniciativa proporcionou interatividade entre os alunos, favorecendo o aprendizado da escuta e respeito a fala do próximo, além de abrir espaço para que os pequenos compartilhassem experiências vividas.

As rodas de conversa são atividades de linguagem realizadas de modo permanente na Educação Infantil, com o intuito de desenvolver a oralidade, a expressão e a interação da criança. Além disso, as rodas de conversa proporcionam um ambiente de diálogo e reflexão que estimula a escuta ativa, o respeito às opiniões dos outros e a construção coletiva do conhecimento. No Centro Educacional Benedicta Stefano Antunes de Oliveira as rodas de conversa sempre têm o direcionamento da educadora, garantindo um ambiente seguro e respeitoso para as crianças compartilharem suas ideias e opiniões.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Centro Educacional Arakan (@cearakan_)