Publicado em 20/09/2023
No mês de agosto, a professora Nayara Priscila Amorim que ministra aulas no Centro Educacional Arakan, realizou com a turminha do maternal II, algumas atividades que fazem parte de seu projeto de sala denominado ‘Identidade’. As iniciativas estimulam a criatividade das crianças, auxiliando no processo de construção e reconhecimento da identidade individual e características únicas de cada aluno.
Em uma roda de conversa, a professora explicou a importância de compreender a própria identidade e reconhecer a singularidade de cada indivíduo na sociedade. Em linguagem e modo adequado a faixa etária das crianças, a educadora destacou como é importante saber o seu próprio nome e os nomes de seus familiares. Além disso, a docente trabalhou esta temática com os pequenos de forma muito divertida, através de atividades envolvendo colagem e desenho.
Para dar início à atividade, a educadora reuniu as crianças em uma roda e distribuiu folhas de papel cartão, cola, canetinhas e papel crepom para que os pequenos pudessem executar a atividade com o auxílio das auxiliares de classe. Os pequenos demonstraram grande entusiasmo e curiosidade ao realizarem a atividade. Ao começarem a desenhar e colar, exploraram livremente uma variedade de cores e experimentaram diferentes formas e formatos em suas criações.
Esta atividade proporcionou uma oportunidade valiosa para o desenvolvimento da comunicação, expressão e criatividade dos pequenos. A iniciativa foi elaborada com o intuito de também trabalhar a motricidade ampla e estimular a coordenação motora fina das crianças, uma vez que precisaram manusear os recursos com precisão.
O autorretrato permite que as crianças explorem e expressem sua própria identidade. Ao representar a si mesmas em uma imagem, elas começam a desenvolver uma compreensão mais profunda de quem são, de suas características físicas e de como se veem no mundo.