Centro Educacional
Arakan


Educadora do Centro Educacional Arakan deu início a um projeto de sala para desenvolver habilidades linguísticas fundamentais para as bases da alfabetização

Fornecer as bases para a alfabetização das crianças na educação infantil é fundamental, uma vez que esse processo favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas, linguísticas e psicomotoras

Publicado em 16/10/2024

No segundo semestre de 2024, a professora Camila Giotta, do Centro Educacional Arakan, deu início ao projeto de sala ‘Alfabetização’, com o objetivo de desenvolver habilidades básicas de leitura e escrita, promovendo a inclusão social e educacional dos seus alunos do jardim II A.

A docente conduziu a atividade utilizando folhas de sulfite com desenhos de letras, sílabas e outros elementos relacionados. Dessa forma, a educadora pôde avaliar o conhecimento dos alunos, questionando-os sobre as letras que estavam escrevendo e promovendo uma melhor compreensão do alfabeto.

A ação de alfabetização está profundamente alinhada com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, que foca no desenvolvimento integral das crianças. Utilizando métodos lúdicos e interativos, a professora busca apoiar o desenvolvimento cognitivo e emocional, valorizando o aprendizado através do brincar.

Promover atividades individuais e em grupo incentiva a interação e o desenvolvimento da linguagem oral, respeitando o ritmo de cada criança e ajustando as atividades conforme necessário. A observação informal do progresso dos alunos permite ajustes contínuos para garantir que todos estejam acompanhando e se beneficiando de cada atividade. Essa abordagem assegura uma experiência de aprendizagem prazerosa e eficaz, estabelecendo uma base sólida para a alfabetização e contribuindo para um desenvolvimento educacional completo e inclusivo.


Projeto de sala ‘Alfabetização’ - Jardim II A