Publicado em 14/12/2024
No mês de dezembro, a professora do Centro Educacional Arakan realizou uma atividade lúdica com os alunos do Jardim I D, com o objetivo de aprimorar suas habilidades de contagem, comparação e associação de quantidades. Além disso, a atividade foi fundamental para o desenvolvimento da coordenação motora fina, uma habilidade essencial para o progresso em atividades futuras, como a escrita.
Na ocasião, a docente distribuiu uma folha para cada criança com os números de 1 a 10. Utilizando um cotonete, elas passaram por cima de cada número, estimulando a coordenação motora fina. Em continuidade à atividade, foi realizada uma associação entre os números e as quantidades. Os alunos precisavam colocar a quantidade correta de tampinhas de acordo com os números escritos nas folhas.
A introdução dos números ajuda as crianças a compreenderem conceitos fundamentais, como quantidade, ordem e proporção, que são essenciais para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Durante a atividade, elas passaram a entender que os números estão presentes em seu cotidiano, reconhecendo que cada número corresponde a uma quantidade diferente. Além disso, aprenderam noções de comparação, como maior e menor, e fortaleceram o reconhecimento dos números e suas respectivas quantidades.
Essa prática promoveu a compreensão dos numerais, ajudando os alunos a associá-los a quantidades e a entender sua ordem sequencial. Incentivamos a resolução de situações do cotidiano, como dividir brinquedos ou organizar materiais, contribuindo para o aprendizado prático e reflexivo. Essa abordagem também fortaleceu os vínculos entre as crianças e o processo de aprendizagem, permitindo uma avaliação contínua do desenvolvimento e das necessidades de cada uma.