Publicado em 20/03/2023
Estimular a percepção sensorial dos bebês através de atividades multissensoriais é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança. As atividades que envolvem os sentidos são essenciais para a formação de conexões cerebrais, que permitem que o bebê compreenda e explore o mundo ao seu redor. Além disso, a exploração de diferentes texturas, cores, sons e cheiros auxilia no desenvolvimento da coordenação motora, na comunicação não verbal e no estabelecimento de vínculos afetivos com os cuidadores.
Pensando nisso, no dia 07 de março, a professora Maria Conceição que atua no Centro Educacional Arakan, pôs em prática com os alunos do berçário algumas atividades multissensoriais. Utilizando brinquedos pedagógicos e materiais não estruturados em brincadeiras, a educadora oportunizou aos pequenos a estimulação dos sentidos do tato, visão e audição, favorecendo o desenvolvimento de diferentes habilidades das crianças.
Na educação infantil, as atividades multissensoriais proporcionam uma experiência rica e estimulante que permite que as crianças interajam com o ambiente ao seu redor. No caso dos bebês, além do estímulo sensorial, essas atividades também auxiliam no desenvolvimento cognitivo e motor, permitindo que os pequenos explorem e compreendam o mundo de maneira mais completa e efetiva.