Publicado em 11/03/2024
Através do plantio de feijões em algodão, a professora Vania Michelle, que ministra aulas no Centro Educacional Arakan proporcionou uma experiência enriquecedora para a turminha do jardim I C. Os pequenos tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre os segredos da agricultura, conectando-se de maneira significativa com o ciclo de vida das plantas.
Em uma roda de conversa, a educadora explicou o propósito da atividade, despertando a curiosidade e o entusiasmo das crianças. Depois, distribuindo recipientes, algodão e feijões, a docente deu início a uma aventura repleta de aprendizado e descobertas. Os alunos foram convidados a plantar os feijões, assumindo a responsabilidade de cuidar de suas mudinhas diariamente.
Cada momento foi repleto de emoção e aprendizado. Os pequenos observaram com fascínio o processo de germinação, regando com carinho os feijõezinhos até que brotassem as primeiras mudinhas. A alegria foi contagiante quando as plantinhas começaram a crescer, sinalizando o sucesso de seus esforços.
À medida que os feijões se transformaram em plantas saudáveis, os alunos foram incentivados a levá-las para casa, onde puderam dar continuidade ao cuidado com as mudinhas. Essa experiência não apenas proporcionou momentos de diversão e alegria, mas também plantou sementes de conscientização e respeito pela natureza.
O plantio de feijões em algodão é um recurso amplamente utilizado na educação infantil; é um oportunidade valiosa para ensinar de forma lúdica e educativa sobre a importância da agricultura para a nossa alimentação diária. Por meio de atividades como esta, as crianças podem aprender um pouco mais sobre a interconexão entre os diferentes elementos do ecossistema e incentivando-as a cuidar do meio ambiente e dos recursos naturais no futuro.