Publicado em 23/02/2024
O período de adaptação desempenha um papel importante no desenvolvimento da criança. É nesse período e no ambiente escolar que se cria confiança, segurança e acolhimento, e onde se oferecem oportunidades para que os alunos explorem o mundo ao seu redor, interajam com autonomia, estabeleçam laços afetivos e construam novos vínculos que serão referência no futuro.
Pensando em promover uma adaptação confortável para as crianças, a educadora Thaina Soares, que atua no Centro Educacional Arakan, proporcionou momentos de alegria e diversão para os alunos do maternal I A. No horário entrada, as crianças foram recebidas com músicas, danças e brincadeiras. Ao longo do dia, a docente realizou atividades lúdicas que incluíram desenhos com giz de cera, pinturas com tinta guache, modelagem com massinha e brincadeiras no parque.
As crianças demandam atenção, amor e estímulos para florescer de maneira satisfatória. Assim, foram os primeiros dias de aula no Centro Educacional Arakan; os pequenos começaram a estabelecer suas relações com o ambiente escolar e colegas de forma muito natural.
Em geral, quando as crianças adentram em um novo ambiente, é comum que expressem insegurança, medo e desconforto. Por isso o período de adaptação ao ambiente escolar pode ser um processo desafiador, enfrentado não apenas pelas crianças, mas também por suas famílias e educadores. Mas é possível tornar esse processo mais suave e prazeroso; por meio de abordagens lúdicas e brincadeiras, as crianças podem enfrentar esse período com mais leveza e alegria.