Publicado em 23/11/2023
Ao longo do trimestre, a professora Vitória Gabriele de Oliveira que ministra aulas para a turminha do maternal II G no Centro Educacional Arakan, desenvolveu o projeto de sala ‘Identidade e Autonomia’. A iniciativa tem como principal objetivo, auxiliar as crianças no processo de autoconhecimento e desenvolvimento da autonomia.
Entre as atividades que fazem parte do projeto e que foram aplicadas pela educadora, tivemos a “Caixa de Areia”, que estimulou as crianças a identificar e reproduzir a primeira letra de seus nomes. Para isso, a educadora utilizou letras do alfabeto impressas; e em vez de areia, a docente utilizou farinha de fubá.
O momento tornou o aprendizado mais envolvente e permitiu que cada criança se expressasse de maneira única. Todos conseguiram reproduzir a forma da letra inicial de seus nomes de maneira bem-sucedida. Essa atividade se revelou como um meio lúdico e divertido para o aprendizado, reforçando a ideia de que a autonomia e a liberdade de escolha desempenham um papel fundamental no desenvolvimento das crianças.
Conhecer e identificar as letras do alfabeto e do seu próprio nome, contribui para a construção da identidade e autonomia das crianças. A atividade proposta pela professora Vitória foi trabalhada de maneira leve, lúdica e criativa, possibilitando que os alunos interagissem e participassem ativamente.
Todas as atividades que fazem parte do projeto de sala ‘Identidade e Autonomia’ foram elaboradas de acordo com a necessidade de construção da identidade e do progressivo conhecimento que as crianças vão adquirindo durante a rotina escolar.