Publicado em 02/10/2023
Exercitar os movimentos de abrir e fechar vai muito além da diversão na sala de aula. Esses simples movimentos desempenham um papel crucial no desenvolvimento das habilidades motoras das crianças, preparando os músculos das mãos para realizar movimentos precisos. Além disso, promove a independência e a autonomia dos alunos em suas atividades diárias.
Sabendo da importância de se trabalhar a coordenação motora das crianças na educação infantil, a educadora Patrícia Aparecida Aguilar, que ministra aulas para a turminha do maternal I D, no Centro Educacional Arakan, desenvolveu uma atividade pedagógica que estimulou o foco e a atenção dos alunos.
Utilizando uma bandeja, duas vasilhas, um pegador de macarrão e tampinhas de garrafas pet, a educadora propôs um desafio aos pequenos: transferir as tampinhas de uma vasilha para a outra. Utilizando o pegador de macarrão, as crianças retiravam as tampinhas de uma das vasilhas, repetindo o processo até que a bacia estivesse completamente vazia.
A coordenação motora desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, especialmente na educação infantil. Ela refere-se à capacidade de controlar os movimentos do corpo de forma precisa e coordenada, envolvendo tanto os músculos grandes do corpo todo, responsáveis pelos movimentos globais, quanto os músculos menores, responsáveis pelos movimentos finos.