Centro Educacional
Arakan


Turma do maternal II C do Centro Educacional Arakan aprenderam sobre as cores primárias durante atividade artística

As atividades fazem parte do projeto de sala ‘Cores, números e formas’, que teve início no segundo semestre de 2024

Publicado em 16/10/2024

No início do segundo semestre de 2024, a educadora Thais Martins, do Centro Educacional Arakan, deu início ao projeto “Cores, Números e Formas” com a turma do Maternal II C. Por meio de uma abordagem lúdica e envolvente, o objetivo é estimular a imaginação e criatividade das crianças, permitindo que explorem e criem suas próprias cores.

Durante as atividades, os alunos tiveram a chance misturar tintas, o que promoveu o aprimoramento da coordenação motora fina e o fortalecimento de habilidades motoras essenciais. Usando os dedinhos, tintas guache e folhas de sulfite, as crianças criaram pinturas vibrantes e cheias de criatividade.

A interação com as cores e a manipulação dos materiais proporcionam uma maneira rica para a expressão criativa e o desenvolvimento da imaginação. A exploração de texturas, cores e a consistência das tintas oferecem uma experiência sensorial única aos pequenos, estimulando múltiplos sentidos e contribuindo para um aprendizado mais profundo.

A atividade de mistura de tintas permitiu que os alunos aprendessem sobre as cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e descobrissem como essas cores podem ser combinadas para formar as cores secundárias. Integrar a atividade de mistura de tintas no currículo da educação infantil é uma abordagem pedagógica valiosa.

O projeto visa criar um ambiente de aprendizado dinâmico e envolvente, alinhado com os objetivos educacionais da faixa etária, e proporcionar uma base sólida para o entendimento de conceitos artísticos e científicos de forma prática e estimulante. A pintura é uma ferramenta poderosa para ajudar os pequenos a compreenderem conceitos básicos de cores e suas combinações.



Projeto de Sala - ‘Cores, números e formas’ - Maternal II C