Publicado em 04/10/2023
Pensando em desenvolver as habilidades dos alunos, as educadoras que atuam no Centro Educacional Arakan, promovem uma série de atividades lúdicas, utilizando materiais não estruturados. Durante estas atividades, as crianças iniciam uma jornada de exploração, observando e manipulando cada objeto com curiosidade. Em pouco tempo, a criatividade dos pequenos entra em ação, transformando esses simples materiais em brinquedos superdivertidos.
O ato de construir é inerente a criança. A escolha dos materiais e a atribuição de significados diferentes a eles demonstram como os pequenos pensam, sentem, percebem o mundo e fazem descobertas. Durante as atividades com os materiais não estruturados, as crianças exploram e observam cada item. E não demora muito para que elas comecem a criar seus próprios brinquedos. Conforme o tempo passa os pequenos, realizam ações como: empilhar, equilibrar, comparar, compor, classificar e interagir entre eles.
Tudo isso favorece o desenvolvimento de habilidades das crianças. As crianças conversavam entre si, observam as formas e as peças que encaixam ou não, demonstrando raciocínio lógico e autonomia para questionar, analisar e construir conforme sua imaginação.
Atividades com materiais não estruturados revelam não apenas o grau de inventividade dos alunos, mas também sua habilidade de aprender e crescer através do livre brincar. Materiais não estruturados desempenham um papel fundamental na educação infantil, pois são conhecidos como materiais de largo alcance, capazes de ampliar o processo criativo dos pequenos.