Publicado em 20/12/2024
Durante o segundo semestre de 2024, a professora Elicimar da Costa, do Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira, desenvolveu o projeto de sala “Alfabetizando com Rimas” de forma lúdica e interativa, proporcionando uma experiência rica e envolvente para os alunos do Jardim II C. O objetivo principal foi trabalhar o som fonético das letras, utilizando atividades que despertaram o interesse das crianças pelo aprendizado de forma divertida.
Na ocasião, a roda de jogos foi uma das atividades mais eficazes, permitindo que os alunos associassem sons a palavras e desenvolvessem suas habilidades de reconhecimento fonético de maneira descontraída. A contação de histórias e a musicalização com o uso da caixa de música também foram estratégias que tornaram o processo de alfabetização mais atraente e dinâmico.
Os resultados desse projeto foram muito positivos, com a maioria dos alunos apresentando avanços significativos na alfabetização. Mais do que ensinar, a proposta da profissional proporcionou um ambiente de interação, alegria e aprendizado colaborativo, consolidando a ideia de que aprender brincando é fundamental para o desenvolvimento escolar.
Além de estimular a percepção auditiva e o desenvolvimento da linguagem oral, o projeto também incentivou a memorização e a criatividade das crianças. Durante as atividades, elas interagiram com músicas, rimas e jogos, o que tornou o aprendizado mais prazeroso e significativo. O uso de recursos variados, como palavras, melodias e jogos, contribuiu para que o processo de alfabetização fosse mais envolvente, criando uma experiência única e marcante para todos os envolvidos