Publicado em 24/03/2022
Ao longo do mês de março, as educadoras do Centro Educacional Benedicta Stefano Antunes de Oliveira promoveram diversas atividades temáticas com seus alunos, em homenagem ao ‘Dia Internacional da Mulher’. Dentre as quais, se destacaram as criativas iniciativas realizadas pela professora Karina Nunes com a sua turma do Jardim I C.
Primeiro, os alunos foram reunidos no pátio da escola para um momento de contação de histórias, em que a educadora narrou a história “A mulher vira porco espinho”, uma adaptação do famoso livro infantil “Pedro Vira Porco-Espinho”, da autora Janaina Tokitaka. A iniciativa proporcionou muita alegria e as crianças interagiram ativamente durante a narração da historinha.
Em seguida, a turma participou da criação de um cartaz coletivo, utilizando tintas guache e canetinhas coloridas. A professora orientou que as meninas pintassem a parte escura da figura simbolizando as dificuldades e lutas que as mulheres enfrentam com muita força e garra; já os meninos pintaram flores coloridas, a fim de representar a ternura, leveza e beleza feminina.
Outra atividade artística realizada no dia foi a confecção de tulipas feitas com papel, na qual os alunos utilizaram tintas guache, palitos de sorvete, gliter, cartolinas e canetinhas coloridas. A atividade desenvolveu a criatividade e a coordenação motora fina das crianças e ao final, todas puderam levar suas criações para casa como lembrancinha do dia.
Para finalizar com chave de ouro, a educadora posicionou as crianças em frente a um belo painel temático e, individualmente, perguntou a cada um dos alunos quem era a mulher mais importante de sua vida e o que mais gostavam nessa mulher. As respostas dos pequenos foram criativas, encantadoras e algumas até bem inusitadas e engraçadas.
Todas as atividades foram especialmente elaboradas com o intuito de explicar aos alunos, de forma leve e lúdica, sobre o papel importante que as mulheres têm na sociedade e o quanto já conquistaram ao longo dos anos. De acordo com a professora, é fundamental promover a conscientização das crianças acerca da valorização e do respeito às mulheres.