Publicado em 23/03/2022
Com o objetivo de estimular a imaginação e a criatividade de seus alunos, as educadoras do Centro Educacional Benedicta Stefano Antunes de Oliveira promoveram momentos de contação de histórias para suas turmas. As iniciativas foram realizadas ao longo deste mês e explorou os diversos ambientes da unidade, além dos recursos lúdicos.
De maneira organizada, as crianças foram reunidas no pátio em roda, tornando o momento ainda mais interativo. Na ocasião, a professora Karina o livro infantil “Pedro Vira Porco-Espinho”, da autora Janaina Tokitaka para os pequenos, contando a história de forma lúdica, com diferentes entonações de voz, a fim de prender a atenção dos alunos.
Em um outro momento, a turminha da professora Sonia participou de uma criativa sessão de contação de história em um dos espaços pedagógicos da escola. Utilizando um livro ilustrado e recursos visuais, a professora efetuou a leitura, aguçando a curiosidade dos pequenos. A atividade proposta pela profissional auxiliou no desenvolvimento do pensamento, vocabulário e socialização entre os alunos.
Na educação infantil, a contação de histórias favorece o pleno desenvolvimento das crianças, pois trabalham de forma lúdica os aspectos emocionais, físicos, motores, psicológicos e sociais. Ao ouvir as histórias, as crianças desenvolvem sua concentração, linguagem, imaginação, pensamento e interatividade, além de ser um meio pelo o qual a criança pode aprender a lidar com seus sentimentos e emoções.