CE Benedicta Stefano Antunes de Oliveira


Educadora Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira utilizou o conto infantil ‘Branca de Neve’ como ferramenta pedagógica

Utilizando o conto ‘Branca de Neve’, a docente trabalhou conceitos de identidade, de forma lúdica com a turminha do Jardim I C

Publicado em 11/04/2024

Na educação infantil, a imaginação das crianças é o combustível para a aprendizagem; e os contos de fada se destacam como ferramentas pedagógicas preciosas durante a primeira infância. As crianças podem se perder e, ao mesmo tempo, se encontrar. Através dessas narrativas, elas aprendem a discernir entre o bem e o mal, a confiar em si mesmas, além de desenvolver habilidades, conforme o direcionamento das professoras.

Pensando nisso, a professora Marta Maria que ministra aulas para os alunos do jardim I C, no Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira, encantou os pequenos com o famoso conto ‘Branca de Neve’. Ela não apenas contou a história, mas a encenou, dando vida aos personagens, diante dos olhos atentos dos alunos. Ao abordar a figura da madrasta vaidosa que se admirava no espelho, a educadora lançou uma reflexão sobre a própria imagem, trabalhando o conceito de identidade e o autoconhecimento de forma lúdica com os pequenos.

Convidando as crianças a se olharem no espelho, ela as incentivou observar suas próprias características e peculiaridades. Enquanto alguns riam, outros observavam com seriedade, descobrindo, talvez pela primeira vez, a complexidade de sua própria identidade.

Ao término da atividade, as crianças foram convidadas a se expressarem através de desenhos, criando seus próprios autorretratos. Esse exercício não apenas estimulou a criatividade, mas também promoveu o autoconhecimento. Ao observarem os autorretratos dos demais colegas, cada criança pôde não só reconhecer a si mesma, mas perceber as características seus colegas, desenvolvendo uma percepção sobre si e sobre o outro, conforme diretrizes da Base Nacional Curricular Comum – BNCC para a educação infantil.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CE Benedicta S. A. de Oliveira (@cebenedicta)