Publicado em 16/10/2024
No mês de agosto, a professora Elicimar Casarino do Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira, realizou uma atividade lúdica que faz parte do projeto de sala ‘Conhecendo meu nome completo’, com seus alunos do jardim II C. O principal objetivo dessa abordagem foi fazer com que as crianças se reconhecessem como indivíduos importantes com um nome próprio, além de promover a aprendizagem da escrita.
Para garantir que a atividade acontecesse de forma lúdica e proporcionasse uma aprendizagem significativa para os alunos, a docente iniciou com uma roda de conversa sobre a origem dos nomes. A ideia foi criar um ambiente envolvente e educativo, onde os pequenos pudessem explorar o conceito de identidade de maneira interativa.
Durante o primeiro momento da atividade, a educadora começou com uma sondagem para avaliar quantas crianças já conseguiam identificar o próprio nome. Essa etapa foi fundamental para personalizar a abordagem e entender melhor as necessidades do grupo. Em seguida, a profissional chamou aleatoriamente os alunos, que tinham que localizar o próprio nome nas fichas e se posicionar em círculo no lugar correspondente.
A atividade também focou na leitura e escrita do nome completo das crianças. Utilizando canetinhas coloridas, a professora orientou os alunos a escreverem seu nome completo, atribuindo uma cor diferente para cada sobrenome. Esse método não só ajudou a tornar o exercício mais atraente e divertido, mas também estimulou a coordenação motora fina, o raciocínio lógico e a noção espacial. Para auxiliar na escrita correta, a docente introduziu uma limitação de espaço, ensinando sobre os limites das linhas e a correta disposição dos elementos na folha.
Na educação infantil, é essencial oferecer estímulos contínuos para o desenvolvimento dos alunos. O planejamento da atividade foi realizado com a intenção de criar um ambiente que incentivasse a interação e a participação ativa dos alunos. Através dessa experiência, as crianças utilizaram diferentes linguagens e tiveram a oportunidade de desenvolver e expressar suas ideias e hipóteses, enriquecendo assim seu processo de construção do conhecimento.