CE Benedicta Stefano Antunes de Oliveira


Educadora do Centro Educacional Benedicta Stefano Antunes de Oliveira trabalhou a autonomia e identidade dos alunos através de atividades lúdicas

A iniciativa proporcionou às crianças experiências significativas que as ajudaram a compreender quem são, suas raízes e habilidades, fortalecendo sua autoestima e senso de pertencimento

Publicado em 14/06/2024

No mês de junho, as professoras Ketlyn da Silva e Luciana Rocha de Souza do Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira, realizaram um projeto de sala que teve o objetivo de trabalhar o desenvolvimento da autonomia e a percepção da identidade dos alunos do maternal I A, através de atividades lúdicas. Todas as atividades do projeto foram cuidadosamente planejadas com o intuito de oferecer vivências e experiências que favoreceram o desenvolvimento integral das crianças.

Na ocasião, foram realizadas rodas de conversa, onde cada aluno teve seu nome mencionado e discutido, enquanto a exploração diante de um espelho permitia que eles se vissem e identificassem suas partes do corpo, construindo uma conexão fundamental consigo mesmos e com seus colegas.

As crianças foram guiadas na compreensão e cuidado de seus pertences pessoais, desde os sapatos até as agendas, cultivando assim sua autonomia e senso de responsabilidade. O ambiente foi moldado para promover não apenas a aprendizagem, mas também o bem-estar e a confiança dos alunos.

A iniciativa proporcionou às crianças experiências significativas que as ajudaram a compreender quem são, suas raízes, preferências e habilidades, fortalecendo sua autoestima e senso de pertencimento. Através de atividades que incentivam a comunicação e expressão, como as rodas de conversa e as atividades artísticas, cada aluno foi encorajado a explorar e celebrar sua própria identidade.

O projeto promoveu a autonomia dos pequenos, capacitando-os a tomarem decisões, resolverem problemas e assumirem responsabilidades de acordo com suas capacidades e interesses. Ao fazer isso, elas não apenas se tornam mais conscientes de si mesmas, mas também aprendem a interagir de forma mais saudável com o mundo ao seu redor e com os colegas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CE Benedicta S. A. de Oliveira (@cebenedicta)