Publicado em 15/12/2023
No mês de dezembro, a educadora Francieli Albuquerque que ministra aulas para a turminha do berçário I C, no Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira, promoveu às crianças uma oportunidade de aprimorar diversas habilidades através de uma atividade inovadora: a culinária. O ambiente educacional foi transformado em um espaço onde o desenvolvimento motor, criatividade, raciocínio lógico e habilidades sociais foram aprimorados de maneira integrada e lúdica.
Indo além das tradicionais práticas pedagógicas, a educadora escolheu a culinária como meio de estimular a participação ativa das crianças. O processo começou com uma roda de conversa, onde a professora explicou aos alunos que iriam preparar biscoitinhos natalinos. O entusiasmo foi evidente à medida que se dirigiram ao refeitório, onde, com toquinhas, participaram ativamente produção dos biscoitos.
A atividade culinária se mostrou como experiência educativa muito eficaz. À medida que a massa dos biscoitinhos natalinos tomava forma, a professora permitiu que as crianças explorassem sua criatividade ao usar carimbos para criar desenhos, como árvores de Natal, botinhas, flocos de neve e luvinhas.
O retorno à sala de aula foi marcado por uma deliciosa degustação e cada criança levou para casa seu “Saquinho do Amor” contendo os biscoitinhos natalinos feitos por elas mesmas, para compartilhar com suas famílias. Sua abordagem inovadora e sensível demonstrou o comprometimento em proporcionar um ambiente educativo estimulante e inclusivo.