Publicado em 24/02/2024
No mês de fevereiro, a educadora Cláudia, que ministra aulas para o a turminha do jardim II A, do Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira, deu início a uma série de atividades, onde trabalhou o autoconhecimento e a identidade das crianças. Diariamente, a professora tem realizado atividades lúdicas com o intuito de promover o reconhecimento individual de cada aluno. Entre as atividades propostas, a profissional ensinou a letra inicial do nome de cada aluno, oferecendo a base para que aprendam a escrever o próprio nome.
No dia, os pequenos foram convidados a percorrer a escola em busca da letra que dava início aos seus nomes. Essa experiência não apenas ajudou os alunos a fixar melhor o aprendizado da letra inicial de seus nomes, mas também os auxiliou a reconhecerem esta letra na formação de outras palavras. O trabalho com o próprio nome é de suma importância na educação infantil, pois permite que a criança se reconheça como um indivíduo. Além disso, proporciona uma oportunidade inicial de alfabetização.
Na educação infantil, as professoras e auxiliares de classe investem em um rico trabalho de leitura e escrita dos nomes dos alunos. As crianças são incentivadas a reconhecer seus pertences através da escrita de seus nomes em etiquetas, o que as ajuda a se familiarizarem com as letras que compõem seus nomes. Ao identificar e observar seu nome escrito em diferentes contextos e materiais, os pequenos começam a memorizá-lo, estabelecendo assim uma relação inicial e significativa com a escrita como uma representação de sua própria identidade.