Publicado em 23/02/2024
No dia 19 de fevereiro, a educadora Pamela dos Santos, que ministra aulas para os alunos do maternal II A no Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira, realizou um momento de contação de histórias para os pequenos. O objetivo da atividade foi estimular a criatividade, atenção e concentração dos alunos, oferecendo estímulos e aprendizagens significativas.
Na ocasião, a professora presenteou os alunos com a encantadora história infantil “Lagarta Comilona”. À medida que a história se desenrolava, a educadora ia revelando as delícias que a lagarta devorava, envolvendo as crianças em uma experiência interativa. Depois, junto com as auxiliares de desenvolvimento infantil, as crianças cantaram a animada música “Come muito a lagarta”, dançando e fazendo movimentos conforme a melodia.
Para tornar o momento ainda mais interativo, as crianças atentas e surpresas, testemunharam a metamorfose da lagarta em uma belíssima borboleta. Em seguida, foram distribuídas borboletas de papel coloridas para as crianças, que puderam brincar livremente com elas no espaço aberto da escola. Foi uma experiência repleta de alegria, que contribuiu não apenas para a adaptação ao ambiente escolar, mas também para o desenvolvimento da imaginação.
Os momentos de contação de histórias desempenham um papel significativo no processo de adaptação escolar, oferecendo estímulos a socialização e a aceitação do ambiente escolar. É uma atividade que, de forma espontânea, promove o desenvolvimento social e simbólico das crianças, enriquecendo suas experiências e ampliando seus horizontes.