Publicado em 18/06/2024
Durante o mês de junho, a educadora Carla Cristina, responsável pelas aulas do jardim II A no Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira, realizou uma sondagem com os alunos, onde observou um progresso significativo quanto aos conhecimentos dos pequenos sobre o alfabeto. Diante desse resultado, a docente então decidiu avançar para a abordagem dos métodos fônicos, silábicos e globais durante suas aulas.
As atividades realizadas tiveram como foco o desenvolvimento da consciência fonológica. A professora conduziu leituras e elaborou listas de animais, plantas, cores e outras práticas destinadas a estimular a imaginação e suprir o interesse dos alunos pelo conhecimento do alfabeto, lançando as bases fundamentais para a alfabetização das crianças.
Na ocasião, foram realizadas dinâmicas envolvendo sílabas móveis, jogos de alfabetização e o acompanhamento de lições de casa, que se mostraram grandes aliada no processo de aprendizagem. Como resultado, muitos alunos progrediram para a hipótese silábica com valor e alguns alcançaram o estágio silábico alfabético.