Publicado em 10/05/2024
No Centro Educacional Benedicta Stefano Antunes de Oliveira, a professora Maria Angelica, que ministra aulas para o jardim I B, conduziu com a turminha o projeto de sala “Meu primeiro nome”, buscando auxiliar na formação das bases para a alfabetização dos alunos. É nesta faixa etária que os pequenos começam a decifrar a conexão entre símbolos e a linguagem falada, por isso a docente busca formas criativas de iniciar os pequenos na compreensão do sistema de escrita.
Utilizando crachás personalizados, cada aluno pôde ver seu nome, estabelecendo um vínculo direto entre a forma escrita e sua própria identidade. Em seguida, em um exercício prático, as crianças foram convidadas a reproduzir seus nomes na lousa, consolidando o aprendizado de forma interativa.
O objetivo por trás desse exercício vai além do simples traçar das letras. A escrita do nome na educação infantil tem um propósito mais profundo, que é promover o desenvolvimento da identidade e autoestima das crianças. Ao verem seus nomes registrados, elas se reconhecem como parte do ambiente escolar e social, fortalecendo sua conexão com o mundo ao seu redor.
Além disso, essa prática desperta o interesse pela linguagem escrita, servindo como um ponto de partida significativo para a alfabetização. O ato de escrever seus próprios nomes também contribui para o refinamento da coordenação motora fina, à medida que as crianças aprendem a manipular lápis ou giz para formar as letras que compõem seu nome.