CE Benedicta Stefano Antunes de Oliveira


Maio Laranja: Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira realizou ações lúdicas para promover a conscientização sobre a campanha

É fundamental que a escola esteja atenta à segurança das crianças, adotando medidas de proteção para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em 23/05/2023

Maio Laranja é uma campanha de conscientização que tem como objetivo combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha acontece durante o mês de maio, e a cor laranja é utilizada para simbolizar a causa. Pensando nisso, a equipe de gestão e educadoras do Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira, realizou no dia 18 de maio, algumas ações com o objetivo de chamar a atenção de toda a comunidade escolar acerca da relevância deste assunto.

No dia 18 de maio, todas as colaboradoras da escola se vestiram com cor laranja, em apoio à causa; a equipe de oficina confeccionou um lindo painel com um jardim, onde as famílias foram convidadas a deixarem uma florzinha. Na ocasião, foram distribuídos folhetos informativos para os pais e responsáveis pelos alunos.

Com as crianças, as educadoras realizaram atividades com uma abordagem lúdica, como o semáforo do toque, que ensinou para as crianças onde outras pessoas podem ou não tocar em seu corpo. Durante toda a semana, foram realizadas atividades pedagógicas e rodas de conversa com as crianças, abordando o tema de forma adequada à faixa etária.

É fundamental que a escola esteja atenta à segurança das crianças, adotando medidas de proteção, como a presença de profissionais capacitados para identificar possíveis casos de abuso, estabelecendo políticas de proteção e promovendo um ambiente seguro e acolhedor. Portanto, é importante que a campanha Maio Laranja seja divulgada e incentivada não apenas nas escolas, mas também em outros espaços, como comunidades, instituições de saúde e mídias sociais, para que mais pessoas se engajem nessa causa tão importante. Vale ressaltar que a prevenção e combate ao abuso à exploração sexual de crianças e adolescentes é uma responsabilidade de toda a sociedade.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por CE Benedicta S. A. de Oliveira (@cebenedicta)