Publicado em 16/10/2024
A musicalização na educação infantil promove o desenvolvimento global da criança. Ao explorar ritmos, melodias e harmonias, as crianças aprimoram habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais. A música ainda estimula a criatividade, a expressão e a capacidade de comunicação. Além disso, fortalece a memória, a concentração e o senso de ritmo. Ciente da importância deste recurso, a professora Hermínia Regina do Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira, trabalha a musicalização com os alunos do maternal I C.
Através de atividades lúdicas e interativas, as crianças desenvolvem habilidades sociais essenciais, como cooperação e respeito mútuo. Em uma das atividades aplicadas pela educadora em sala de aula, os pequenos tiveram o contato com um instrumento musical muito conhecido: o violão. A docente tocou e cantou com a turminha e depois permitiu que as crianças pudessem manipular o instrumento. Além disso, os pequenos confeccionaram um violão de EVA e criaram um livrinho com as músicas aprendidas em sala de aula.
Em resumo, a musicalização na educação infantil se revela uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento integral das crianças. Através das atividades planejadas pela professora Hermínia Regina, os alunos do maternal I C não apenas aprimoram habilidades cognitivas e motoras, mas também desenvolvem competências sociais e emocionais fundamentais. Essas experiências enriquecem o aprendizado, trabalharam a percepção sensorial e promovem uma interação mais rica e prazerosa com o mundo da música, proporcionando benefícios duradouros para o crescimento e a formação das crianças.