Publicado em 28/06/2023
No mês de junho, a educadora Rosangela Amorim, que atua no Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira, realizou atividades lúdicas para trabalhar a coordenação motora grossa e fina da turminha do maternal II A. A iniciativa também serviu para estimular a concentração, imaginação, interação social, raciocínio lógico e outras habilidades importantes, tudo de forma lúdica e interativa com as crianças.
Utilizando barbante e pedaços de tecido, a professora montou um varal na sala de aula. Com apoio das auxiliares de classe, as crianças penduraram os tecidos com pregadores de roupa, exercitando os músculos das mãozinhas, por meio do movimento de pinça. A iniciativa trabalhou o desenvolvimento das habilidades motoras das crianças, estimulou o foco e atenção, além de incentivar os pequenos a concentrarem-se na tarefa e serem pacientes, na hora de esperar a sua vez de participar.
A coordenação motora desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, especialmente na educação infantil. Ela refere-se à capacidade de controlar os movimentos do corpo de forma precisa e coordenada, envolvendo tanto os músculos grandes, responsáveis pelos movimentos globais, quanto os músculos menores, responsáveis pelos movimentos finos. Através de atividades voltadas ao estímulo e desenvolvimento da coordenação motora, as crianças adquirem habilidades essenciais para realizarem atividades cotidianas e explorarem o mundo ao seu redor.