Publicado em 18/12/2024
No mês de dezembro, a professora Cristiana Aparecida, que ministra as aulas de inglês, no Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira, utilizou o tema do Natal para criar uma conexão emocional com as crianças dos jardins I e II. A proposta de ensino foi uma maneira criativa e eficaz de ensinar vocabulário em inglês, ao mesmo tempo em que estimulava o aprendizado de números e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.
Ao incorporar um tema tão significativo para os pequenos, ela conseguiu despertar a curiosidade e o interesse pelo idioma, ao mesmo tempo em que promoveu a interação, o trabalho em equipe e a construção de valores como empatia e colaboração. Uma das atividades foi a criação de uma árvore de Natal numérica, utilizando os números de 1 a 20.
Na ocasião, as crianças foram inicialmente imersas no clima natalino através da música “Merry Christmas”, o que trabalhou não apenas a pronúncia e a audição em inglês, mas também introduziu palavras-chave como “Christmas”, “Santa Claus” e “tree” de uma forma divertida. A utilização de mímicas e gestos ajudou a reforçar o significado dessas palavras, tornando o vocabulário mais concreto e fácil de entender.
Outro momento marcante foi a atividade de ligar os pontos para formar a árvore de Natal, que envolveu as crianças na leitura e contagem dos numerais em inglês. Organizar os números de 1 a 20 em sequência crescente, a partir de uma ordem aleatória, foi uma excelente forma de desenvolver a percepção visual e a capacidade de associar números a contextos. Além disso, a atividade fortaleceu a noção de sequência e contagem de forma prática e divertida.
A personalização da atividade com o colorir dos enfeites e o desenho de um presente ao pé da árvore trouxe um elemento criativo que engajou ainda mais as crianças. A combinação de aprendizado de vocabulário em inglês, ensino dos números e a promoção de habilidades socioemocionais tornou a experiência significativa e divertida.