Publicado em 05/10/2022
No mês de setembro, a educadora Cristiana Aparecida Barnabé, que ministra aulas de inglês no Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira, realizou o projeto ‘Life cycle of an Apple Tree’ (o ciclo de vida de uma maçã), com as turminhas do maternal II e jardins I e II. O objetivo foi desenvolver e trabalhar as habilidades da língua inglesa, a oralidade, audição e concentração.
No primeiro dia, a docente confeccionou uma caixinha surpresa com uma maçã vermelha dentro. Para estimular a curiosidade dos alunos, cada um colocava a mão dentro da caixa, para descobrir o que tinha dentro. Depois, foram apresentadas às crianças algumas imagens com diferentes tamanhos e cores de maçãs. Ainda durante a aula, os pequenos aprenderam os numerais de 1 a 6 em inglês.
Na sequência, os alunos assistiram ao vídeo musical ‘Do you like banana?’, proporcionando a participação das crianças para relatarem se gostam ou não das frutas apresentadas no vídeo. Caso gostassem, eles poderiam responder ‘Yes, I do’, caso não, poderiam dizer ‘No, I don’t’. A aula foi encerrada com a música ‘Bye-bye everyone’.
A aula seguinte foi iniciada com a música ‘Make a Circle’ (fazer um círculo). A música pede para as crianças fazerem um círculo, fazer o movimento de crescer, diminuir e sentar-se para ouvir a aula. Com as crianças sentadas em círculo, foi iniciado um diálogo sobre o ciclo de vida da maçã. Como material de apoio foi utilizada uma roleta do ciclo sequencial da vida da maçã, cartões com imagens (flashcards) de diversas cores, quantidades e a descrição da parte interna da fruta em estudo. Desta forma, as crianças foi trabalhada a oralidade e o senso crítico; os pequenos contaram as maçãs e sementes; e também revisaram as cores, isso tudo em inglês.
Usando a roleta, as crianças conheceram o ciclo sequencial da vida da maçã: seed, apple tree, buds, blossoms and apple. Os pequenos visualizaram o desenvolvimento de uma macieira, deste o plantio, processo de germinação da semente, crescimento e produção de frutos, tudo em inglês e português. A iniciativa possibilitou o desenvolvimento de diversas habilidades, dentre elas, o listening, speaking and reading das imagens. A aula foi finalizada com a música ‘Bye-bye’.
Estudar inglês na primeira infância faz com que os pequenos aprendam o novo idioma juntamente ao português, o que permite que o seu cérebro tenha mais facilidade para trocar de língua ao se comunicar.