Publicado em 23/11/2023
A promoção da autonomia na primeira infância é um pilar essencial para o pleno desenvolvimento e formação das crianças. É por meio desse processo que elas adquirem as habilidades necessárias para aos poucos se tornarem independentes em suas atividades diárias.
Pensando nisso, a professora Cristina que ministra aulas para o berçário B no Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira, promoveu uma série de atividades pedagógicas que favoreceram o desenvolvimento da autonomia e de outras habilidades, como a coordenação motora fina e a concentração.
Em uma destas atividades, as crianças transferiram tampinhas de garrafa pet de um recipiente para outro, utilizando uma peneira como ferramenta. A atividade proposta pela professora não apenas cumpriu seu propósito pedagógico, mas também contribuiu para o desenvolvimento integral de cada aluno, consolidando a importância da autonomia no processo educacional.
A construção da autonomia é um processo gradual no qual a criança irá fortalecer mecanismos que a ajudarão a lidar com outras situações, gerando mais e mais conhecimento e desenvolvimento, sempre resultando em uma maior e gradual independência.