Publicado em 13/12/2022
Com o intuito de ampliar o cardápio e favorecer a alimentação saudável entre os alunos, durante o semestre, as docentes que atuam no Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira, promoveram o projeto ‘Alimentação Saudável’. A iniciativa incluiu diferentes atividades lúdicas e pedagógicas que incentivaram as crianças a provarem e consumirem frutas, legumes e verduras.
A partir da leitura do livro ‘A cesta da Dona Maricota’, de Tatiana Belinky, as educadoras usaram a criatividade na hora de trabalhar o tema com os alunos, conforme a faixa etária. Ao longo do semestre, os pequenos participaram de piqueniques ao ar livre, atividades de culinária, atividades sensoriais com frutas de diferentes tipos, além de atividades artístivas envolvendo desenho, colagem e pintura. De forma lúdica e atrativa, as professoras reforçaram a importância de uma boa alimentação, despertando o interesse dos alunos para conhecerem e provarem frutas, legumes, verduras e tubérculos.
Todos os trabalhos feitos em sala de aula serviram para compor a exposição, que foi aberta aos pais e responsáveis, para que pudessem prestigiar as lindas atividades realizadas pelas crianças. Para maior interatividade, no dia da abertura da exposição, foi ofertado para as famílias uma deliciosa torta de casca de banana e um chá de casca de laranja. Todos também receberem um livro com receitas de reaproveitamento integral dos alimentos, para evitar o desperdício.
A criança que se alimenta bem cresce saudável. Isso inclui desde o desenvolvimento social até o desempenho na escola. Quando o pequeno tem uma alimentação adequada, o seu rendimento escolar tende a ser muito bom devido ao papel que os nutrientes representam nas habilidades cerebrais.