Publicado em 14/12/2024
No mês de dezembro, a professora Marta Maria, do Centro Educacional Benedicta Stephano Antunes de Oliveira, desenvolveu o “Projeto Emoções” com os alunos do jardim I C, com o objetivo de promover o reconhecimento e a expressão das diferentes emoções de forma criativa e interativa.
Na ocasião, a atividade teve início com uma roda de conversa, onde as crianças compartilharam situações do cotidiano que as faziam sentir essas emoções. Esse momento de troca ajudou a contextualizar os sentimentos, além de estimular o desenvolvimento da empatia, ao ouvir as experiências dos colegas. Em seguida, utilizando desenhos de rostos e massinha de modelar para trabalhar os sentimentos e emoções, cada aluno recebeu uma folha com o desenho de um rosto neutro e, com o auxílio da massinha, foi incentivada a criar expressões faciais representando diferentes sentimentos, como alegria, tristeza, surpresa e raiva.
Durante a atividade, a professora orientou as crianças a explorarem as formas e texturas da massinha enquanto discutiam o significado das expressões que estavam criando. Os pequenos demonstraram grande envolvimento, utilizando cores e formatos para expressar seus sentimentos de maneira lúdica e pessoal. A manipulação da massinha favoreceu o desenvolvimento da coordenação motora fina, pois as crianças precisaram modelar a massa com os dedos para formar os rostos e expressões.
Além disso, a atividade teve um papel importante no fortalecimento da identificação e expressão das emoções, habilidades fundamentais para a construção da inteligência emocional das crianças. Ao final da dinâmica, cada aluno teve a oportunidade de apresentar sua criação para a turma, explicando o que sua carinha representava e compartilhando o sentimento que ela expressava. Esse momento de apresentação e reflexão foi fundamental para fortalecer a interação entre os colegas, proporcionando um ambiente acolhedor e reflexivo.