Publicado em 26/10/2024
As professoras Ketlyn da Silva e Luciana Rocha, do Centro Educacional Benedicta Stefano Antunes de Oliveira, deram início ao projeto “Emoções”, que tem como objetivo promover a educação emocional dos alunos do maternal I A. As atividades desenvolvidas são uma prática educativa que estimula conversas abertas sobre sentimentos, proporcionando um espaço seguro para que as crianças explorem e compartilhem suas emoções.
Utilizando plaquinhas ilustradas que representam diferentes sentimentos, como alegria, tristeza, raiva, medo e surpresa, as educadoras iniciaram a atividade apresentando cada emoção, explicando e exemplificando suas características. Em seguida, as crianças foram incentivadas a reconhecer e identificar as emoções nas plaquinhas, compartilhando situações pessoais em que sentiram essas emoções.
Em seguida, os pequenos participaram de uma dinâmica em que escolhem uma plaquinha que representa como se sentem naquele momento e explicaram o motivo de sua escolha. A atividade não apenas desenvolveu a expressão emocional, mas também estimulou a empatia, permitindo que os alunos se colocassem no lugar dos colegas.
Por meio das plaquinhas, os alunos aprenderam a identificar e nomear o que estão sentindo, tanto em si mesmos quanto nos outros, promovendo o autoconhecimento e a empatia. Com essa abordagem, as professoras ajudaram a criar um ambiente acolhedor, onde as crianças se sentiram à vontade para explorar suas emoções, favorecendo uma convivência mais saudável e compreensiva.