Publicado em 12/04/2022
Com o objetivo de trabalhar os sentimentos, emoções e a expressividade dos alunos, o Centro Educacional Benedicta Stefano Antunes de Oliveira realizou uma atividade criativa e repleta de ludicidade. A iniciativa foi conduzida com muita responsabilidade pela psicopedagoga Gizely Bispo que atua na equipe multidisciplinar da unidade.
No dia, a especialista reuniu a turma do jardim e promoveu um momento de contação de história utilizando o livro ilustrado ‘Emoções que sinto’, da editora Todolivro, além de recursos visuais e bonecos caracterizando emoções como alegria, tristeza e raiva. Os alunos interagiram e de forma divertida e descontraída expressaram suas emoções através de mímicas e caretas.
Trabalhar as emoções na educação infantil é fundamental, pois é na escola onde as crianças desenvolvem um leque maior de emoções; afinal, passam a conviver com outras crianças e adultos diferentes de seu convívio familiar. Também é durante essa fase que os pequenos começam a ter consciência de si, de seus gostos e preferências.
Por isso, é muito importante promover atividades que contribuam para que as crianças reconheçam os diferentes tipos de emoções e sentimentos, aprendam a nomeá-los, expressá-los e a lidar com cada um deles. Tais iniciativas favorecem a autoestima, autoconhecimento, empatia, entre outros aspectos que envolvem a aprendizagem, o pleno desenvolvimento e a formação integral dos alunos.